terça-feira, 26 de agosto de 2008

Voltei, voltei...

Deixei o meu paraíso no norte e voltei para a labuta. Menos stressada e mais entusiasmada. Com novos projectos na mira e uma força renovada que - esperemos - dêem frutos. Na cidade de todos os meus encantos, encontrei a casa e o trabalho de sempre - que tédio - e um DVD acabado de gravar com 30 dos melhores álbuns dos últimos tempos. Uma generosa oferta do D. que adora educar e mimar os meus ouvidos sedentos de novidades! Da lista constam os Cut Copy, The Verve - o primeiro single de Forth aqueceu-me, mas os restantes temas ainda não me convenceram -, CSS, Feist, Drive By Argument, Kings Of Convinience, The Hives - um dos melhores concertos a que assisti este ano -, Does It Ofend You?, MGMT, entre muitos outros. De todos o que mais me impressionou foi The Age Of Understatement. Já tinha ouvido algumas músicas dos The Last Shadow Puppets no YouTube, mas não fazia ideia que o álbum era assim: perfeito do princípio ao fim. Uma boa prova de que a união de forças é muito mais criativa do que a competição. É que se Alex Turner dos Artic Monkeys e Miles Kane dos The Rascals não se tivessem juntado neste projecto paralelo nunca poderíamos deleitar-nos com isto...

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Once I found you

[Já sei, já sei que é só música, mas foi o que se conseguiu arranjar. Esta melodia

andou a ecoar nos meus ouvidos o dia todo e apeteceu-me partihar! ]

(Re)Start

Como nasce uma ideia completamente nova? Como se aprende a criar conceitos inovadores? Como se cria um criador? É o que estou a tentar perceber no livro O Efeito de Medici, do especialista em inovação Frans Johansson. Vou educar-me bem e arregarçar as mangas. E, em breve, ainda vão ouvir falar de mim!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Conclusão



Cada um tem os heróis que merece!

O meu lugar ao sol


Amanhã, vou fazer parte dos milhares de pessoas que rumarão a sul. Nem quero pensar nas filas de trânsito que nos esperam. Nem na multidão que vamos encontrar no recinto. Só quero música e mar. E que o fim-de-semana me saiba a férias. O que vale é que a próxima semana só tem quatro dias de labuta e as férias a sério estão à porta. Longe da confusão, dos afazeres, da correria. Só eu, um bom livro e um bloco de notas. E vista de mar, claro!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Experimentalismo a céu aberto

Ontem, foi noite de Jazz na Gulbenkian. Noite estrelada de Agosto. Noite de encontro de John Zorn e Fred Frith, dois pesos pesados destas andanças. Completamente desconhecidos para a minha pessoa até o D. me falar neles no Sábado. Entusiasmado como sempre por tudo o que é novo ou diferente. Fui de pé atrás. Não tinha tido boas experiências com coisas experimentais até então. Nem sou suficientemente iluminada para perceber expressões artísticas que não possa associar a algo de familiar. Ainda assim, fui aberta à descoberta. A T. também lá estava acompanhada pelo seu R.. Ouvi. Deixei-me levar e, no fim, fiz minhas as palavras de Pessoa: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se." O cenário ajudou, é certo. Um anfiteatro ao ar livre cheio de gente e emoldurado por um belo jardim é sempre bonito de se ver. De qualquer forma, a verdade é que fiquei surpreendida pela positiva. Ou eles são mesmo bons. Ou eu não sou tão obtusa quanto pensava!

Próximos destinos

As viagens encabeçam a minha lista de desejos. Sempre. Aqui fica a lista de aventuras, ordenadas aleatoriamente, que me esperam nos próximos anos. Depois destas, virão mais certamente...

1-Volta à América Latina. Dois ou três meses sem destino certo e com o firme propósito de conhecer paisagens e culturas diversas;
2-Brasil. Acho que para ver tudo o que quero tenho mesmo de me mudar para lá uma temporada! Alguém me arranja trabalho no Paraná, Rio Grande do Sul ou Santa Catarina? Ouvi dizer que Florianópolis é imperdível...
3-Nova Iorque. De preferência em Dezembro para ver a cidade toda enfeitada e patinar no Central Park.
4-Londres. Um fim-de-semana que pode repetir-se tantas vezes quanto o necessário.
5-Moçambique. Bom, bom mesmo era encontrar por lá o Mia Couto, mas já fico contente se ouvir histórias tão inspiradoras quanto as suas.
6-Paris. Para namorar, fazer compras e ver o que ainda há por ver. E, claro, visitar a M. e o F.
7-Angola. Uma boa viagem para oferecer ao meu querido pai. Sempre quero ver se ainda há casas como aquela em que ele foi tão feliz e desenha desde que eu sou gente.
8-Grécia. Pelo mar de ilhas, pelo azul das águas, pelo branco das casas e pelo verde da inveja que tive por não ter conseguido ir há três anos.
9-Inverness, Escócia. Um sonho antigo.
10-Roma. Porque prometi lá voltar na companhia de um grande amor em plena Fontana di Trevi.
11-Florença e o que mais vier da bella Itália.
12-Marrocos. Marraquexe, Casablanca e Fez. De jipe e com amigos na garoupa.
13-Sardenha (ou qualquer ilha calma e paradisíaca q.b). Puro relax sem peso na consciência.
14-Croácia, Praga e Berlim.

Acho que, por enquanto, chega. Mas tudo o que vier por acréscimo - em trabalho ou lazer - é bem-vindo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sabedoria popular

Os antigos sempre disseram que Deus protegia os audazes. Pena a audácia não se ensinar nas escolas!